Livros

No livro O Que é Espiritismo, em Nota de Rodapé do capítulo O Cético, o sr. Allan Kardec informa que boa parte da nomenclatura e etimologia dos vocábulos espíritas estaria registrada nos seguintes livros:

– Pequeno Dicionário das Dicionários Franceses, verbete de Napoléon Landais;
– Dicionário Universal, de Maurice Lachâtre;

São livros publicados àquele tempo e que se encontram hoje disponibilizados pela internet, e você…
Leia mais

Lei de Sociedade como construtora da cidadania cristã e espírita

Para que possamos compreender o microcosmo familiar, é importante compreendermos o macrocosmo social. Por mais procuremos as causas para as questões que afligem a família, nunca poderemos chegar a uma conclusão se não observarmos em qual contexto sócio-cultural a família se situa, quais os problemas sociais que ela enfrenta, quais os fatores genéticos que a caracterizam, quais os seus…
Leia mais

Um caso de Segunda Vista

Entre os “Extratos, in extenso, do Livro das Previsões Concernentes ao Espiritismo — manuscrito composto com especial cuidado por Allan Kardec e do qual nenhum capítulo fora ainda publicado”, incluídos em Obras Póstumas — coletânea de escritos do Codificador da Doutrina dos Espíritos, elaborada e editada em Paris, no ano de 1890, por P.-G. Leymarie — não figura o documento de 20 de outubro…
Leia mais

A tradução como meio de comunicação, difusão e preservação das obras espíritas

Se escrever é registrar o pensamento, traduzir é perpetuar a ideia. Se escrever é nformar, traduzir é difundir além-fronteiras. Se escrever é decodificar uma ideia, como um pintor eterniza sua emoção num quadro, traduzir é dar o acabamento com cores que exprimam, analogamente, as imagens que representam. Ou seja, as cores dão vida e sentimento à imagem. Tal como Van Gogh atormentava-se por não conseguir…
Leia mais

PORQUE ALLAN KARDEC E EMMANUEL NÃO SÃO FILÓSOFOS, CIENTISTAS NEM TAMPOUCO RELIGIOSOS

Sem dúvida que num pequeno espaço como este é difícil detalhar as nossas justificativas para a abordagem acima, muito embora Emmanuel já tenha contribuído para tal conforme suas próprias palavras no subtítulo de nossa matéria. Contudo, a favor do bom entendimento e da boa compreensão de todos os que não pertencem…
Leia mais

O Espiritismo e a Filosofia Contemporânea

Apresentamos, em largos traços, a rápida marcha e o progresso do Espiritismo, durante 50 anos, em todos os domínios do pensamento, isto é, na Ciência, na experimentação psíquica, na Literatura e até no seio das Igrejas. Falta-nos analisar qual foi a sua influência no movimento filosófico contemporâneo, particularmente na filosofia da escola.

Leia mais

Centro de Estudos Filosóficos Espíritas

Este portal Centro de Estudos Filosóficos Espíritas, inaugurado em 03 de outubro de 2012 – com acervo de programas educacionais espíritas com base no Projeto Estudos Filosóficos Espíritas ( 10 ANOS 2001-2011) e seus desdobramentos, propõe o compartilhamento do Conhecimento Espírita, conforme no-lo foi apresentado e instruído pelos Espíritos da Falange do Espírito da Verdade de forma equânime, sintética e de fácil acesso a todos os que buscam respostas às magnas questões do Espírito: a Verdade, a Perfeição, a Perfectibilidade.

Leia mais

 

Spiritisme et Philosophie

“Mes chers amis, Nous sommes très heureux de vous présenter le CEFE – Centre d’Études Philosophiques Spirites…”

Leia mais

Espiritismo, o que é?

Saiba o que é Espiritismo, nas definições de Allan Kardec e José Herculano Pires.

Leia mais